terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

FALA SÉRIO....POR QUÊ PARTICIPAR?


1ª Conferência Regional de Juventude - Bauru - 15 de março - No Automóvel Clube

A juventude brasileira se mobilizou em diferentes momentos da história de variadas formas. Hoje, essa mobilização de jovens no Brasil, interessados em participar e construir movimentos políticos ainda existe, e não é só coisa do passado, como muita gente pensa. E reconhecendo essa força, essa organização, uma comissão regional, formada por pessoas do governo e da sociedade, está se dedicando à 1ª Conferência Regional de Juventude, em Bauru.

Essa Conferência é considerada a primeira etapa para elaborar propostas a serem enviadas às conferências estaduais, onde serão eleitos representades para uma grande reunião em Brasília, entre os dias 27 e 30 de abril. No evento regional, jovens de toda a região vão ter a oportunidade de discutir os principais problemas relacionados à juventude e propor políticas públicas.

A comissão da cidade já foi definida e está se reunindo periodicamente para estruturar e realizar a conferência, que já está confirmada para o dia 15 de março, no Automóvel Clube. Até agora, diversos representates oficiais de segmentos da sociedade estarão responsáveis por realizar pré-conferências na cidade em diversos locais: universidades, escolas, campo, periferia etc., com o intuito de ouvir as mais diferentes opiniões e interesses que respaldam os jovens de Bauru e região. Muito já está sendo feito: já há datas delimitadas para a realização das pré-conferências. As datas seguem:
25/02 à 29/02 - prazo para cadastrar junto a Coordenação Geral a realização de pré-conferência
01/03 à 09/03 - prazo para a realização das pré-conferências
10/03 à 14/03 - sistematização das propostas levantadas nas pré-conferências.
Já existe também o decreto assinado pelo prefeito de Bauru Tuga Martins Angerami. É o Decreto Nº 10603, de 11 de fevereiro de 2008, publicado no Diário Oficial de Bauru no dia 12/02. Está disponível na página: http://www.bauru.sp.gov.br/prefeitura/conteudo/juridico/diario/do1481.pdf

Mas não pára por aí. A grande novidade é que qualquer jovem pode organizar uma conferência livre, discutir idéias e enviar para a comissão nacional, através do site http://www.juventude.gov.br/. Nesse site oficial, você também pode acessar materiais que explicam com profundidade através de pesquisas recentes quem é a juventude brasileira e qual sua importância para o futuro do país.

Levante sua bandeira!




As bandeiras não se remetem somente àquelas de pano, com símbolos e cores. Elas vão além do tecido - hoje, bandeiras significam ideais. Ideais que representam movimentos sociais em disputa na arena política. Os direitos dos jovens são uma dessas novas bandeiras de luta.
Baseando-se nesses direitos, a comissão organizadora levantou pautas dos seguintes temas a serem debatidos com outros jovens nas pré-conferências:
1 - Educação e Trabalho;
2 - Esporte, Cultura e Lazer;
3 - Saúde e Meio Ambiente;
4 - Direito a Cidade;
5 - Democratização da Tecnologia e da Informação;
6 - Direito a Segurança;
7 - Valorização da Diversidade.

É claro que todos os temas envolvem os vários públicos jovens, com suas expectativas, sonhos e projetos de vida diferentes. E o nosso objetivo principal é conseguir ouvir democraticamente e atender todos os anseios, de classes sociais e estilos de vida diferentes. Por isso, é muito importante que você participe e procure, com toda a garra, defender seus direitos, reclamar, opinar! É isso mesmo, não se envergonhe: LEVANTE SUA BANDEIRA!!!

Nenhum comentário: