terça-feira, 20 de maio de 2008

Etapa Nacional: voz da diversidade juvenil

Juventude do campo, da periferia, jovens trabalhadores, do movimento hip hop, estudantil, jovens deficientes, juventude negra... a etapa nacional contou com 1.800 jovens na categoria de delegados que se reuniram em Brasília entre os dias 27 e 30 de abril para lutar, reivindicar e discutir políticas públicas de juventude. Entre as propostas, há reivindicações históricas que exigem mais direitos para grupos historicamente excluídos, como a juventude negra. Educação, cultura e trabalho também foram temas que ganharam propostas com a maioria da quantidade de votos: contemplaram os jovens a luta pela ampliação de recursos vinculados ao PIB para a educação pública, gratuita e de qualidade (10% do PIB); aclamaram a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários; reivindicaram o estabelecimento de cotas de exibição e programação de 50% para a produção cultural brasileira, entre outras propostas.









A primeira Conferência Nacional de Juventude foi um marco no esforço, que une governo e sociedade civil para consolidar a política nacional de juventude e incluir, de forma permanente, o tema na agenda das políticas públicas. O evento reuniu, ao todo, mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil. Para o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, a Conferência foi um exemplo de mobilização e mostrou o interesse da juventude brasileira em participar da vida política do país.
As 22 prioridades incluem os seguintes temas: Ensino Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Trabalho, Cultura, Sexualidade e Saúde, Meio Ambiente, Política e Participação, Tempo Livre e Lazer, Esporte, Segurança, Drogas, Comunicação e Inclusão Digital, Cidades, Família, Povos e Comunidades Tradicionais, Jovens Negros e Negras, Cidadania GLBT (diversidade sexual), Jovens Mulheres, Jovens com Deficiência, Fortalecimento Institucional da Política Nacional de Juventude e Juventude do Campo.


Essas 22 prioridades, escolhidas e votadas pelos delegados eleitos durante a conferência, se transformarão em um documento que vai nortear uma futura Política Nacional de Juventude, já em processo de avaliação pela Presidência da República. O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) também já estipula que seja realizado, anualmente, fóruns que acompanhem as ações políticas para esse público.

Veja vídeo da música da Conferência:








Clique aqui e obtenha a relação completa da lista das 22 prioridades oficiais.

Veja aqui a mensagem do presidente Lula aos conferencistas:
http://www.juventude.gov.br/e-fato/mensagem-do-presidente-lula-sobre-a-conferencia

Carta aos participantes do processo da conferência nacional:
http://www.juventude.gov.br/e-fato/carta-aos-participantes-da-conferencia-nacional-de-juventude

Nenhum comentário: